Curta

O Trabalho Voluntário no Grupo Escoteiro

Segundo as Nações Unidas, voluntário é aquele que, devido a seu interesse pessoal e a seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo sem remuneração alguma a diversas formas de atividade organizadas ou não de bem estar social ou outros campos.
O voluntariado contribui para manter viva a sensibilidade aos valores mais nobres, como a fraternidade e a ajuda abnegada àqueles que se encontram em dificuldade, é uma “escola de vida” especialmente para os mais jovens, ajuda a dar um sentido e um valor mais elevados e fecundos à própria existência e pode servir como sondagem de aptidões e uma oportunidade de experiência profissional.
  • Todos podem ser voluntários. Não é necessário ser especialista em alguma coisa, o que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil.
  • Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária, oportunidade para se fazer novos amigos,intercâmbio e aprendizado.
  • Trabalho voluntário é uma via de mão dupla: o voluntário doa e recebe. É uma experiência espontânea, alegre, prazerosa, gratificante.
  • Voluntariado é ação. É uma atividade criativa, decidida. Não é preciso pedir licença a ninguém antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz. Mas a contribuição do voluntário deve estar bem articulada com as necessidades e procedimentos da entidade que o recebe.
  • Voluntariado é escolha. As formas de ação voluntária são tão variadas quanto as necessidades da comunidade e a criatividade do voluntário. Cada necessidade é uma oportunidade de ação voluntária. Basta olhar em volta e dar o primeiro passo.
  • Voluntariado é compromisso. Cada um contribui na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas horas a cada semana. Cada compromisso assumido, no entanto, é para ser cumprido.
  • Cada um é voluntário a seu modo. Individualmente ou em grupo, o importante é a mobilização. No voluntariado é assim: não há fórmulas nem receitas a serem seguidas.
  • Voluntariado é uma ação duradoura e com qualidade. O voluntariado não compete com o trabalho remunerado nem com a ação do Estado. Uma sociedade participante e responsável, capaz de agir por si mesma, não espera tudo do Estado.
  • Voluntariado é uma ferramenta de integração social. Assegurar a todos o direito de serem voluntários significa construir uma sociedade mais tolerante com as diferenças, mais solidária e unida.
  • No voluntariado, todos ganham. Ao mobilizar energia, recursos e competências em prol de ações deinteresse comum, o voluntariado combate a indiferença, a discriminação e a exclusão social, fortalece a solidariedade e a cidadania.
Saiba mais acessando os links disponíveis nos tópicos abaixo:

Veja e se candidate as oportunidades disponiveis no grupo através do link abaixo:

http://www.voluntariosonline.org.br/ong/Grupo-Escoteiro-Padre-Pedro-Baron

COMO POSSO SER VOLUNTARIO NO GRUPO ESCOTEIRO

ESCOLHA UMA FUNCAO

O QUE É O ACORDO MUTUO

COMO PARTICIPAR DOS TREINAMENTOS